(14) 99151.5802
contato@drielequinhoneiro.com

Mindful Eating

“Comendo, podemos meditar tão bem quanto sentados ou caminhando”. Thich Nhat Hanh

Como seria trazer o conceito de Mindfulness, ou seja, esse estado de estar aqui e agora para a alimentação?

Surge nesse ponto o Mindful Eating (trazudico como comer consciente ou alimentação consciente). Uma definição bem funcional seria trazer consciência para tudo o que envolve o comer: porque comemos, como comemos e ainda porque paramos de comer. É importante ressaltar que essa consciência emerge das práticas de Mindfulness, em outras palavras, para vivenciar Mindful Eating é necessário praticar Mindfulness.

Ao olhar para nossa alimentação hoje podemos nos perguntar:

mindful eating perguntas piloto automatico

Se você respondeu SIM para a maiorias das perguntas, assim como a maioria de nós você vivencia uma alimentação sem muita consciência, no piloto automático sem conhecer ao certo o que acontece em torno do comer.

O Mindful Eating traz uma nova relação com a comida, não é uma nova dieta e sim basear a alimentação na consciência dos sinais internos: como nosso corpo sente fome ou saciedade? Como é vivenciar com atenção nossos padrões alimentares? Como seria respeitar nosso corpo?

Mindful Eating não é ser fiel a nenhuma dieta e sim ao seu corpo.

A literatura científica têm proposto que Mindful Eating promove melhor qualidade das experiências momento a momento, uma vez que cultiva a abertura para explorar a experiência, incluindo características agradáveis que não eram notadas, e também aumenta a consciência das percepções sensoriais e a aproximação de como nos relacionamos com aquilo que consideramos não tão prazeroso.

ciência mindful eating alimentação consciente comer consciente

Mindful Eating assim como Mindfulness é experencial e o que isso significa? Podemos ficar horas e horas lendo ou falando, mas na verdade começamos a compreender quando praticamos.

 

OPORTUNIDADE EM RIBEIRÃO PRETO: MINDFULNESS E MINDFUL EATING NO VARANDA ORGÂNICA (29 de setembro às 08h30) 
Mais informações: bit.ly/mindfulness-varanda

Mindful Eating é voltar a habitar um espaço de simplicidade e leveza em relação a comida. É se conectar com o caminho do alimento desde sua semente até aos mãos. É cuidar e celebrar o corpo. Driele Quinhoneiro

Referência Bibliográfica
Arch JJ et al. (2016) Enjoying food without caloric cost: The impact of brief mindfulness on laboratory eating outcomes.
Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26945478

Warren JM, Smith N, Ashwell M. (2017) A structured literature review on the role of mindfulness, mindful eating and intuitive eating in changing eating behaviours: effectiveness and associated potential mechanisms.
Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=A+structured+literature+review+on+the+role+of+mindfulness%2C+mindful+eating+and+intuitive+eating